Editoria: Vininha F. Carvalho 09/02/2006
O Sitrapesca - Sindicato dos Trabalhadores da Pesca de Santa Catarina passa a contar com uma cartilha de orientação para a categoria profissional. O material foi produzido com patrocínio da área de SMS - Segurança, Meio Ambiente e Saúde do Ativo de Produção Sul da Petrobras em Itajaí.
Carlos Eduardo Metzler de Andrade, gerente de SMS do Ativo de Produção Sul, explica que a iniciativa de editar a Cartilha de Exclusão à Pesca surgiu nas reuniões que a empresa realiza no sentido de orientar os pescadores sobre os riscos da atuação em áreas próximas às plataformas, que exige distância de 500 metros de acordo com a legislação federal, e outras informações úteis para a categoria.
A elaboração do conteúdo contou com o apoio de órgãos como Ibama, através do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul, Instituto de Pesca de Santos e da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca de Itajaí, entre outros parceiros.
Segundo ele, trata-se de um trabalho inédito ao reunir informações completas em um só documento, muito úteis para a categoria. O material relaciona as áreas de exclusão à pesca, exclusão ao fundeio, perigos que os pescadores correm ao se aproximarem das plataformas, riscos da prática da pesca de arrasto sobre o gasoduto, além de trazer a legislação de pesca e como obter licença de pesca e de embarcações, dicas de meio ambiente, saúde e sobre a vivência no mar, e telefones úteis.
Aloísio Vieira da Silva, diretor administrativo do Sitrapesca, destaca o alcance social do material, que será distribuído entre os cerca de 10 mil profissionais que atuam com a pesca embarcada nos três estados do Sul que formam a área de atuação do sindicato. "Muitas vezes o pescador comete irregularidades e está exposto a perigos e a problemas de saúde porque não tem acesso a informações. Com a cartilha, ele tem mais um instrumento para se atualizar. É um trabalho didático muito importante, que já está gerando uma expectativa muito grande na categoria", explicou.