Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Detectado o primeiro caso de gripe aviária na Grécia

Editoria: Vininha F. Carvalho 20/10/2005

As autoridades de saúde da ilha grega de Hios, a 480 quilômetros de Atenas, confirmaram na segunda-feira (18/10) o primeiro caso de gripe aviária naquela localidade. Segundo fontes sanitárias da ilha, as análises de um laboratório de Atenas confirmaram a presença do vírus num peru.

A ilha de Hios não é habitada por pessoas e tem criações de perus. Fica próxima às costas ocidentais da Turquia e recebe aves migratórias, que devem ter trazido o vírus.

Dois perus de uma criação em Inusa morreram na semana passada, e um deles foi levado a análise no laboratório da cidade grega de Salônica. Segundo as autoridades, o dono do plantel relatou que as aves não estavam mais comendo normalmente.

O Ministério da Agricultura decretou a quarentena na fazenda, sua desinfecção, e a proibição de qualquer movimento de animais e pessoas sem autorização oficial.


Preparação:

O ministro da Saúde da Grécia, Nikitas Kaklamanis, disse que o país está preparado para enfrentar uma possível epidemia, e que informou à CE - Comissão Européia sobre o primeiro caso de gripe aviária dentro do bloco.

Por sua vez, a CE informou em Bruxelas que está "à espera" dos resultados dessas análises para tomar as medidas oportunas. Os ministros das Relações Exteriores da UE estudarão planos para combater de forma mais coordenada a gripe aviária, em reunião de urgência que acontecerá em Luxemburgo.

Nesta sessão extraordinária, serão analisados os últimos dados sobre a gripe aviária, após a confirmação do caso na Grécia e em dois países vizinhos - Romênia e Turquia - de focos do vírus H5N1, a variante mais perigosa para o homem.


Não em humanos:

Na Romênia, onde no sábado foi confirmada a presença do vírus letal H5N1 no delta do Rio Danúbio, especialistas da OMS asseguraram nesta segunda-feira que não há nenhum caso de gripe aviária em seres humanos.

Na Tailândia, autoridades sanitárias confirmaram a descoberta de novos casos de gripe aviária em pardais e em três fazendas de criação de frangos de províncias situadas o oeste de Bangcoc.

Os novos casos surgem uma semana depois de o primeiro-ministro, Thaksin Shinawatra, oferecer durante sua visita oficial a Bruxelas assistência à União Européia (UE) para prevenir que a epizootia cruzasse as fronteiras européias.

Na Tailândia foram sacrificadas mais de 40 milhões de aves e 12 pessoas morreram por causa da gripe aviária, desde que o Governo admitiu sua existência em janeiro de 2004.

Outras 48 pessoas morreram por causa da doença no Vietnã, Camboja e Indonésia, segundo dados da OMS - Organização Mundial da Saúde. (Estadão Online)


Fonte: Estadão On Line